EcoDivertidos: Aplicativo de Conscientização Ambiental

Conheça as aventuras do “KAL”, um personagem criado no Portal da Inovação & Qualidade. Esse Portal vai te ajudar a aprender sobre muitos temas e se divertir muito no GinQ Games. Nessa segunda aventura criada por Paulo Kaedo (Game Design) e Isabela Gusmão (Design Gráfica), você se divertirá com várias fases no EcoDivertidos, jogo educativo desenvolvido no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia - Campus de Vitória da Conquista, sob a Coordenação da Profa. Graça Bittencourt. O uso correto da água, o consumo consciente da energia elétrica no dia a dia, o descarte, separação e reciclagem correta do lixo, farão parte das etapas que você deverá conhecer no Game, e claro se divertir muito. Entre nessa aventura divertida, ajude o ‘KAL” a conscientizar as pessoas e melhorar o nosso planeta, com pequenas dicas que farão toda a diferença....fique atento para as próximas aventura do “KAL”.

e-Sinais: Software Tradutor de Palavra do Português para Sinais em LIBRAS

O e-Sinais (desenvolvido em 2015 e atualizado em 2017) é um software educacional que realiza a tradução de palavra do Português para sinais em  LIBRAS e tem como objetivo proporcionar aos surdos o aprendizado de novas palavras. A ideia é que nas tarefas do dia-a-dia acadêmico, o surdo seja independente de um tradutor/intérprete humano e consiga realizar seus estudos ou trabalhar com o auxílio da ferramenta. Ademais, o software pode servir também como ferramenta de ensino de LIBRAS para ouvintes, em que auxilia a integração das comunidades surda e ouvinte. O e-Sinais disponibiliza outros recursos como a adição de novos sinais inerentes de cada região, exportação de sinais para arquivo PDF, que permite a impressão e a distribuição dos sinais, e a visualização de imagens associadas aos sinais com o objetivo de auxiliar no processo de compreensão de sinais incomuns ou desconhecidos. Atualmente, o e-Sinais possui uma base de dados com 1045 sinais.

Tela Principal

e-Sinais

Novel: Um Jogo Educativo para Aprendizagem de Ortografia

O Novel (desenvolvido em 2017) é um software educacional de aprendizado autônomo de regras ortográficas, cujo objetivo é facilitar a compreensão dessas normas e, por consequência, melhorar o desempenho dos alunos em práticas sociais de escrita que exigem a utilização da ortografia. São utilizados elementos como badges (medalhas ou conquistas), pontos, progresso, e narrativa para fazer com que os usuários sintam-se motivados a realizar as tarefas. O software é composto por 03 (três) níveis, nos quais são apresentadas questões sobre regras ortográficas para os jogadores. Cada nível possui 08 (oito) fases, pelas quais o jogador deve passar para completar o jogo. O primeiro nível, denominado “Palavra”, apresenta um conjunto de palavras incompletas, com lacunas que devem ser preenchidas com as letras corretas. O segundo nível, de nome “Texto”, exibe textos com palavras incompletas, para que o jogador preencha corretamente. Já o terceiro nível, “Teste”, é composto por questões de múltipla escolha, nas quais o jogador deve marcar as alternativas corretas.

Tela Principal

 Novel

Big Bang: Software sobre a Tabela Periódica

O Big Bang (desenvolvido em 2015) é um software educacional de raciocínio, que envolve e estimula o estudante por meio de dicas que associam os elementos químicos a características e atividades cotidianas, para que o mesmo descubra o elemento químico em questão e os demais assuntos relacionados (organização da tabela e distribuição eletrônica). O intuito é fazer com que o estudante aprenda de maneira dinâmica e lúdica. O nome Big Bang foi adotado para o software por ser o nome da teoria de formação do universo. Apresenta relação com o tema do jogo (tabela periódica) por envolver elementos químicos, que estão presentes na tabela e, por sua vez, estão presentes na formação do universo. Na figura a seguir é possível visualizar a interface principal do Big Bang.

Tela Principal

Tela Big Bang


Sr. Bohr: Software sobre Conteúdos de Química

O software educacional Sr. Bohr, desenvolvido em 2014 com base no jogo Roda das Esmeraldas, tem como objetivo oferecer ao usuário um desafio do tipo perguntas e respostas relacionadas aos conteúdos de química e aspectos do cotidiano. Esta ferramenta didática tem o objetivo de auxiliar no processo de ensino-aprendizagem de química, explorando elementos característicos dos jogos eletrônicos, como a diversão e a competitividade. O nome Sr. Bohr foi adotado para o software devido à utilização do modelo atômico no jogo, em referência a contribuição da compreensão desse modelo pelo físico Niels Bohr (1885-1962). Na figura a seguir é possível visualizar a interface principal do Sr. Bohr.

Tela Principal

Tela Sr. Bohr